quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

MERCADO DAS PULGAS

Um quadro colorido, com cores quentes, clima tropical. Uma sutileza em retratar o que temos de mais belo, que é a natureza, onde o vermelho empresta para o céu uma cor vibrante que não sai de moda... e que apenas e completamente contribuiu para o meu encantamento. Foi assim, naquela manhã de sábado, na Praça XI no Rio de Janeiro. Mercado das Pulgas, um lugar cheio de peças inusitadas que brincam com nossa memória. Percorri toda a feirinha e não consegui encontrar mais nenhuma peça que me preenchesse tanto. Entendi que aquele quadro, daquele artista desconhecido pra mim me bastava. Mesmo querendo comprar uma cadeira vintage, pés palito em couro cor azul piscina. Linda! Mas o quadro ainda me causava inquietação. E mais: era 10% do valor da cadeira. Uma pechinha de R$25,00.
É assim continuo minha coleção de peças antigas. Esse quadro já habitou casas com histórias que desconheço, mas que posso perfeitamente inventar. A única coisa que sei com certeza absoluta é que ele foi moldurado por Luis no dia 23/08/75. Coincidência ou não, tem a mesma idade que eu.

Do meu pai herdei a mala antiga cheia de boas lembranças, recheada de objetos, cartas, fotos, arquivos vivos de minhas memórias. E sobre ela pousam livros diversos e uma máquina fotográfica Olympus Pen, usada por meu pai para registrar momentos de nossas vidas em família. Registros de diversos lugares, inclusive do Rio de Janeiro que continua muito lindo. Posso acreditar que o tal artista, atualmente o meu favorito- Kennedy Bahia, foi fortemente influenciado por paisagens tão encantadoras para criar sua obra de arte que hoje enche minha sala de estar. Preenche meu espaço de cor e poesia, com outras histórias pra contar. Do Rio de Janeiro para Belo Horizonte, daqui pra outros lugares... quem sabe?




4 comentários:

jeito simples disse...

Oi Zi!!!!
Lindo mesmo este teu achado...
É claro que vc sendo arquiteta esbanja bom gosto.
Fico feliz que tenha gostado do Blog.
Sempre gostei de visitas. Agora aprendi a gostar
das virtuais também. Volte sempre que desejar.
Também me encantei com o seu.
E obrigada por se tornar minha seguidora.
Um ótimo domingo pra você e seus queridos!
Bjo, Norma
Ah tenho MUITOS primos que moram em BH!!!!! Adoro aí! Adoro Minas!

Trets Welt disse...

Oi Zi ,alles klar?Menina que saudades da minha terrinha,so de falar...mas to chegando breve...
Obrigada por "apreciar meu Blog".O seu e um encanto...que gracinha da cozinha,cheguei inveja,hihi.Que trem lindo os joguinhos de chita e os copos ...ainda vou comprar desses.Queria comentar esse post porque vc falou em Flohmarkt(mercado das pulgas),aqui minha vida e visita-los.Os alemaes nao compram quase nada antes de visitar um flohmarkt.Quem tem crianca economiza muito,pois tudo e muito bem conservado e limpo.De tudo que vc ve no meu Blog,a metade e comprado assim.Meu marido e colecionador e la em casa nao tem lugar nem p sentar mais,hihi.Mentira...Depois olha la minha casinha no interior de Minas.
Um beijao proce.Continue assim talentosa.Bju.Luciene.

Zi disse...

Olá Norma! vou ficar esperando por vc aqui na minha casinha! a mesa de lanche vc já sabe como será! beijos Zí

Zi disse...

Olá Luciene! eu adoro garimpar objetos e mobiliário. Jogar tudo fora e comprar coisas novas, é muito fácil. Acredito que nosso mundo não cabe mais esse tipo de atitude. Vou voltar no seu blog e ver sua casinha. Obrigada pela vista e espero que volte sempre! beijos Zí