domingo, 22 de maio de 2011

VENDINHA

Cresci vendo minha mãe preparando coisas gostosas na cozinha. Sempre que faltava algum ingrediente, lá estava eu na esquina da minha casa, atrás da encomenda urgente. Como esse armazém, ou essa "vendinha"era de um tio meu, não hesitava em coloborar, pois sempre tinha como pagamento uma das delícias de minha época.
Aqui na Casinha, aconteceu um episódio com meu armário da cozinha. Estrategicamente instalado atrás da porta da cozinha, em um vão de 25cm de profundidade, percebi que algo de estranho estava acontecendo. Era uma infiltração da parede externa. Como solução, o ideal é revestir essa parede com azulejo para evitar esse problema. Ansiosa que sou e não satisfeita em ver minha cozinha desmontada, acomodei o armário em cima de tijolos, afastei-o 2 cm da alvenria e deixei o ar circular por trás para evitar o mofo. Como o vão é reduzido na profundidade, não coube a porta.

"Tá parecendo uma vendinha". Palavras do Danilo. Eu gostei!

O que encontrar nessas prateleiras? Aqui tem de tudo! O necessário para preparar o almoço de domingo, os ingredientes certos para o caldo da noite desses dias de frio. Aqui tembém tem um pouco graça e amor,e a galinha Judite, guardiã desse espaço. Ela nem é tão severa assim: aceita anotar no caderninho, caso não tenha créditos. Encontro também uma dosagem certa de humor em transformar as coisas simples da vida, em querer solucionar o imprevisível, sem tornar a rotina da Casinha em uma verdadeira falta de graça.



47 comentários:

✿ chica disse...

Essa vendinha tá muito bem sortida!

Gostei dela e da guardiã,a galinha,rsrs


um beijo,tudo de bom,chica

Carol disse...

A vendinha está cheia de gostosuras, hein?! Acho fofo esse tipo de armário aberto, o que me dá preguiça é a limpeza que tem que ser feita mais vezes do que em um armário fechado (acho que por isso gosto de guardar tudo dentro de armários com portas rsrs).
Zi, seus posts são uma graça e com dicas super úteis.
Tenha uma ótima semana.
Beijos

FLAVIA CRISTINA C. disse...

OLÁ AMORECO, TAMBÉM GOSTEI , FICA PRÁTICO E FÁCIL DE VISUALIZAR, E A GALINHA É UMA FIGURA NÉ?. BEIJOCAS E ÓTIMA SEMANA...

Rô Faleiro disse...

Que graça Zi, lembra a casa das mamis mesmo! Adorei a galinha, rs.
Boa noite
beijos

CasaMila.com disse...

Ai Zi....

Que legal ver que vc não se stressou e transformou o "problema" em uma graça charmosa.

Queria ser assim.

Bjssss

Margarida disse...

E ficou bem giro! Um óptima solução para o problema provisório, prática e decorativa. Que bom é seguir em frente com atitude positiva. Beijinhos.

Maria Célia disse...

Ei Zi, boa noite
Sua vendinha tá muito fofa, bem sortida, e ainda de quebra esta galinha charmosa de plantão.
Improvisar é a palavra do dia.
Bjo

ANGELA disse...

Gosto da forma como vc escreve!Sempre quando venho aqui é dificil dar vontade de ir embora!Bjo ótimo início de semana !

lis disse...

ownn, ficou fofo demais! haha essa coisa de armarios abertos sempre dão certo hahaha ficou lindo demais. e a guardiã hahaha muito bom!

:**

Ana Matusita disse...

Adoro vendinhas! Ainda mais a sua, que tem história e uma guardiã tão fofa!
bj,
Ana

Mona Gouvea disse...

Amei, parabens, sua casinha é muito cute, bjo.

jeito simples disse...

Oi Zi,
Essa massa De Cecco aí eu conheço.
Fica uma delícia recheada de espinafre com ricora. Não faltou tbm o molho italiano pra fechar com chave de ouro.
mas o armário vc mantem aberto que ficou mesmo muito bom.
Bjos

Rosiane Teixeira disse...

Que vendinha graciosa Zi. Gostei bastante.
Um beijo.
http://www.rosianeteixeira.blogspot.com/

Lia disse...

O provisorio ficou ótimo!

Bia Jubiart disse...

Bella! Acho que vou por a minha vendinha no blog...

Aqui no extremo norte chamamos de taberna ou mercearia. No interior é pior vende tudo a retalho, até o óleo, acreditas?

O Brasil, são Brasis...

Uma semana luz p/ nós!

Beijooooooooo

Aleatoriamente disse...

Zi, amei teu cantinho, nossa! É lindo moça!
E o texto.
É belo.

Beijinho.
Fernanda

remall disse...

só o amor pode transformar as coisas, e nos fazeerrelembrar as doces fases do passado.
a vendinha ficou um charme e com certeza guardará muito mais que gostusuras.
obrigada pela visita.
volte sempre que desejar, as portas vivem abertas, eu já me instalei por aqui.
boa semana.

simone disse...

Oi Zi,
que graça!!
Amei!
Beijokass!!

Angela Bergamaschi disse...

o vendinha boa ..ta sortida demais..bjos

Regina disse...

Gostei muito de seu texto Zi. Me vi criança ainda indo na venda da esquina pra minha mãe. A Judite tá danada de charmosa. Gostei também daquele vaso amarelo lá no fundo.

Olha Zi, eu também gosto muito de BH. Sempre que posso volto ai para rever meus amigos. Minha vida ai foi muito boa. Adorei morar em BH. Hoje acho que seria difícil me readaptar pq cresceu demais e um tanto quanto desgovernadamente. Mas é um lugar que sempre terá um espaço especial em meu coração. Minha juventude vivi ai. Meu primeiro amor era dai, meus grandes amigos, que mesmo depois de 16 anos distante ainda nos relacionamos. Como posso esquecer?

Rosana Remor disse...

ZI,EU SEMPRE FAZIA COMPRAS NA VENDA DO SEU PEDRO..SAUDADES!!SUA VENDINHA TÁ MUITO LINDINHA E ORGANIZADA!!!BJS QUERIDA!!!!!!!!!!

Carolina Lima disse...

Já ia perguntar sobre o caderninho de anotações... ainda bem que a galinha Judite tem um bom coração!
Sua vendinha ficou uma graça! =)

E já vou aproveitar para te convidar a participar do sorteio que está acontecendo no meu blog!

Excelente semana!!

Abraços,
Carol :)
http://bembemsimples.blogspot.com

Alê disse...

A Helenhinha Hoitman não poderia deixar de ter na sua vendinha uma skol. KKKKKKK.
Beijos.

Vanessa Franzoi disse...

Adorei !!!!!sabe que eu tb amava ir no mercadinho da esquina ...tinha balinhas hehehehe ...lembrou mesmo !!!
bjos
www.vanessafranzoi.blogspot.com

Vivian disse...

Oi Zi, muito obrigada pela visitinha, amei !!!! O seu armário consegue ficar assim, tão arrumadinho?!! por mais que eu tente não dá, sempre rola uma bagunça enorme nele, eu não entendo por quê ?!!!

bjssssssss

Anônimo disse...

Que charme sua vendinha!!!
Adorei.

Folha em Branco disse...

Que charme, mesmo improvisando o tijolo, ficou legal. Bjs Eliane

Long Haired Lady disse...

ficou ótimo, ontem mesmo no GNT vi uma cozinha assim, parece que é tendência.

Long Haired Lady disse...

ficou ótimo, ontem mesmo no GNT vi uma cozinha assim, parece que é tendência.

Essa sou eu disse...

Esse armário ficou um charme...gostei muito.
Beijo:)
Janice

Luísa disse...

Mulher desenrascada vale por duas :) Beijinhos.

Pipa disse...

Achei linda a vendinha, mas o seu texto, como sempre me encanta e me traz boas lembranças!
Xero!

@llacerdaa disse...

Zi, muito obrigada por seguir o meu blog. vc é bem organizada, acho que vou aprender muito visitando seu espaço.

Fabiana Tardochi disse...

Oi Zi!
Achei sua "vendinha" super charmosa:)
Criatividade é tudo pra resolver desde um pequeno a um imenso problema.
Seu texto foi escrito de forma deliciosa. Voltei no tempo...quantas coisas a gente ia buscar na vendinha...ô tempo bom!
Beijos e uma ótima semana

Néia Lambert disse...

Que bela criatividade, encantei-me com a vendinha.

Beijos

Eva disse...

Oi Zi, achei que era só no sul que se chamava assim, eu também tive uma vendinha na minha vida, quando criança onde tinha caderninho e tudo, voltei no tempo, com teu relato, amei a graça e criatividade, a galinha Judite é uma amor e o vaso amarelo, me dá a certeza de que estou no blog da Zi, ou melhor na casa da Zi, tudo lindo e aconchegante. beijinho, boa semana.

Alessandra disse...

Oiee!To passando só pra avisar que tem novo sorteio lá no blog!!

http://www.eutenhopressaemuitacoisameinteressa.blogspot.com/

Abração!

Lidi ® disse...

Vc é super organizada, eu tbm sou assim!!! Sou eu quem guarda as compras, pq gosto de ver tudo em ordem, alinhado hahah... O mesmo acontece dentro da geladeira!!!

Bjooo e ótima semana (:

http://seguindotendencias.blogspot.com

Elaine Cristina disse...

Rsrsr.. Amei este post.

E ta parecendo mesmo uma vedinha e por sinal, muito organizada!

Bjs boa semana. Já te sigo!

Essa sou eu disse...

Tem sorteio no meu blog, apareça e participe, se gostar.
Beijo:)
Janice

Cris disse...

Sua vendinha ficou fofa até sobre tijolos. E que saudades das vendinhas de antigamente. Aqui perto de casa não tem mais nenhuma...

Bjs,

Cris

casa de fifia disse...

boa tarde bella
linda sua galinha judite.
adorei a organizao.
baci

Cris Araujo disse...

Oi Zi!!

Tudo bem?
Que delicia de lugar hein!

Me lembrou a despensa da chef Nigella! Ta a fim de fazer algo especial vai para as prateleiras mágicas e faz!

Beijos
Arq. Cris Araujo
http://vistaacasa.blogspot.com/

Beth disse...

Olá! Gostei muito da sua vendinha e da galinha também!

Boa semana

Beth

Mara Porto disse...

Oi Zi, adorei a vendinha, ficou muito legal essa id[éia, também vi tua casinha na revista construir por menos e adorei, comprei só por sua causa, queria que aqui tivesse esse tipo de casas pra alugar ouv ender por aqui, a minha eu tovendendo e queria uma casinha meio antiguinha, bjkas.

Gracinda disse...

que vendinha luxo!!! amei.. . bjo

TELMA GUEDES disse...

Q arrumadinho e simpatico! assim q é bom!