sábado, 17 de dezembro de 2011

OUTROS TEMPEROS

E finalmente cheguei à cozinha. Lugar preferido da minha casa. É daqui, debruçada sobre uma mesa de madeira antiga, cor de jacarandá, com marcas do tempo, que permito contar certos velhos costumes. Permito dizer que o tempo faz bem, que a saudade faz-me recordar memórias e lembranças lindas, guardadas com preciosidade em meu coração. A cozinha distribui os aromas, permite a acolhida, o papo gostoso e o desabafo em conversas sem hora para acabar. É quase sempre ao redor de uma mesa que o verdadeiro encontro acontece. Vale contar sobre o dia a dia, essa rotina necessária, falar sobre nossos amores, essas paixões cotidianas e os recalques do coração. Vale espremer a alma e deixar cair uma lágrima ou mergulhar nos pensamentos, nas falas bem colocadas e deixar extravasar  um sorriso largo. Entre amigos, pessoas queridas, é assim. A intimidade revela-se em um presente embrulhado com fitas largas e coloridas.

Olho para a  "vendinha", um armário sem portas na cozinha e vejo meus ingredientes,  temperos essenciais para o almoço do fim de semana. Guardados ali, tenho alguns com data vencida. A salsa desidratada, acumulou um cheiro que já não mais aromatizava o preparo dos alimentos. Prefiro um salsa bem hidratada e foi isso que fiz: plantei ervas que gostaram da chuva mansa e floreceram, distribuindo aromas e sensações frescas em meu jardim. O dia hoje tá cinza lá fora, aqui dentro, vejo uma vendinha colorida, no melhor estilo color block da moda!

Lá em casa, também era assim: a hora do almoço aos domingos, uma festa. Aprendi a cozinhar ainda menina, na categoria ajudante de cozinha, lavando e auxiliando e logo eu e minha irmã assumimos o cardápio dominical. Costume gostoso de seguir. Hoje posso encostar a mesa de jacarandá no canto e permitir nesse espaço de meros nove metros quadrados, um lounge, onde posso dançar, sorrir e me divertir. Dança comigo?

Sinto saudade de momentos não vividos. Parece um futuro roubado. Fantasio o que poderia ser bom, o que poderia ter mudado meu destino. Procuro situações onde a minha família completa, inteira, reunida em uma mesa grande desfrutando de momentos inesquecíveis. A saudade hoje acordou com cheiro de macarronada com batatas, com cheiro de um frango bem assado e molho de tomates frescos. Fechei meus olhos e logo fui servida com um café passado na hora. Cheiro de infância, cheiro da lida do dia a dia. O mês de dezembro é assim, uma reticência entre o que está terminando e o novo começo. Precisamos dessa pausa, esperando a interrogação do próximo ano que virá. Novas surpresas e novos desafios. Novos momentos para depois, virarem lembranças.

O Natal é no domingo. E nesse Natal, mais uma vez, terá um assento vazio. Vou retirar essa saudade, só por um momento, e permitir bons momentos com o que chegaram, com os que vieram para ficar e preencher um pouco desse vazio. E serei feliz sim, só que de outra maneira.

38 comentários:

Alfa & Ômega disse...

Zi, perfeito demais, lindo demais de uma sensibilidade buscada em memórias guardadas fresquinhas nos compartimentos de sua alma. Adorei!
Grande abraço!

Carol disse...

Essa saudade de momentos não vividos também invade o meu peito e minha alma. Sinto uma vontade de chorar, mas agora não dá mais para voltar atrás, não há conserto, não há como trazer as pessoas de volta...

Beijos

Arq. Danubia Farias disse...

Oi Zi... como sempre um texto lindo..parabéns!!! Essa é mesmo uma época de muitas lembranças e sentimentos.

Bom final de semana. Abraços

http://www.arqdanubiafarias.com

milu disse...

Entrar aqui me refresca a alma...Bjs.

Maria Luiza disse...

OI Zi
Lindo! Foi como entrar em sua cozinha e viver contigo todos esses sentimentos guardados na alma e no coração.
Um grande abraço!

Imac by Artes disse...

Lindo texto cheio de mémorias...
Amo o Natal! Mas ele nos trás doces e saudosas lembranças de tudo e de todos com quem partilhamos momentos tão preciosos.
Gosto disso!!!
Abraços! Tudo de bom pra ti.

Mona Gouvea disse...

Lindo ZI,entrei na sua cozinha e la fiquei,cortei tomate e papeamos,parabens bjo.

Zuleide Felisberto disse...

fazia dias que não te visitava, nem sei pq? correria..talvez? mas adoro vir aqui no teu cantinho, voce escreve, descreve lembranças, momentos muito bem!! devias ser escritora menina!! parabéns e se eu não passar por aqui estes dias ...bom Natal!! bjus!

Zi disse...

Obrigada meninas, pelo carinho das mensagens! beijos!

Eva disse...

Oi Zi, emocionante o teu texto, tua cozinha é super aconchegante, um lugar que na minha imaginação, sentei, para acompanhar tuas recordações e sentimentos, Natal mexe muito comigo e me sinto assim, dando lugar para a alegria entrar e preencher o vazio da saudade, com certeza você será muito feliz, sim, parabéns amiga, bjinhos, boa semana.

A DONA DO MUNDO LEILA disse...

Zi adorei o texto,fiquei até com vontade tomar um cafézinho na sua cozinha tão cheia de histórias.Beijos uma semana maravilhosa para vc e boas festas

Regina Rozenbaum disse...

Que lindo! Saudades desses momentos que ainda nem vivemos...das lembranças, memórias de histórias vividas e carregadas de aromas. O que pude sentir daqui, de tantos, com gosto mais acentuado foi aroma de AMOR...inconfundível a cada linha degustada!
Beijuuss, minina amada, n.a.

Paula Kasas disse...

Oi Zi querida,
Se bobear, nao sei nem aonde fica a cozinha da minha casa..kkkk...menina...nao sou do ramo viu? mimja filha sempre me fala que eu nao sou maezona porque nao sei cozinhar...hehe
Mas parabens para voce..lembranças e memorias.
Bjus
Paula Kasas
Acabamentos e Complementos

Paula Kasas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Teto Doce disse...

Oi Zi, obrigada pelo carinho.
Ano que vem estaremos juntinhas novamente.
Te desejo td de bom. Um lindo Natal e 2012 cheio de amor. Beijo no ♥
Wanderleya.

Ana Maria disse...

Zi, que lindo e delicioso teu texto. É muito bom se perder nas gostosas lembranças da vida!!!!!

bjo enorme

Tina disse...

Oi
Uma linda semana e um Feliz Natal pra vc.

Casa com tudo dentro disse...

Oi Zi!
Algumas memórias tbm fazem parte da minha vida,aquelas que não vivi sinto falta e tento vive-las agora,mas nem sempre é igual,saudades sinto muitas de pessoas que passaram e de outras que ficaram,mas que longe se encontram,mas serei feliz do meu jeito hoje,pq o amanhá a Deus pertence,amo ler o que vc escreve,vem de tão profundo,e me deixa feliz,temperos são coisas que não podem faltar em uma boa comida de Domingo,amo temperar desejo uma semana temperada pra vc,beijinhos!

Regina disse...

Zi, que belo e profundo texto. Você sem dúvida alguma consegue tocar a alma das pessoas.

Desejo a você minha querida, do fundo do coração, um Natal Abençoado e repleto de lembranças felizes.

Lets disse...

Zi, passei pra deixar um grande beijo... desejar um feliz natal e muita saúde e paz em 2012.

Abraços,
Lets

remall disse...

Zi,

nesse seu texto de tanto amor e sentimento, de tão mineiro com sua cozinha, reunião em volta da velha mesa de madeira cheia de histórias, nessa cozinha de aromas e causos guardados no coração.
Zi, se me permite...vou chorar.

Zi disse...

Ei Remall, minha querida! faça como eu: permita um sorriso largo depois de um choro contido. Beijinhos!

Lidi disse...

Que texto lindo, Zi!!! Cozinhar para quem amamos - e especialmente em datas especiais - é uma delícia. Mas a vida é assim, os assentos vão ficando vazios, deve restar a saudade gostosa, dos bons momentos. Aqueles que - em presença física - não estão mais aqui, gostariam que fossemos muito felizes =)

Bjão querida!

http://seguindotendencias.blogspot.com

Lidi e Paulo disse...

Achei vc nas minhas andanças pela net, amei seu bloguinho...
Tô te seguindo!

Me visite tbm, vou amar!
Ah! e tem sorteio no meu bloguinho,passa lá depois.

http://lidiepaulo.blogspot.com/2011/12/2-sorteio-no-blog.html

Beijinhos:*

Boa Semana!

Adriana disse...

ZI, SUAS PALAVRAS ME EMOCIONAM SEMPRE! SENTI UM APERTO NO CORAÇÃO... VOU APROVEITAR MUITO O NATAL, FICAR MAIS PERTO DE QUEM EU AMO, VOU LEMBRAR DE SUAS PALAVRAS, E SER FELIZ.

BJSSSSSSSS

Alessandra disse...

Olá!
Já estou passando para desejar uma linda noite de Natal e um Ano Novo Mais lindo ainda!!
Beijos

www.miinteressa.com

Carol disse...

Zi, que toda a magia do Natal venha alegrar os corações de sua família, fortalecer os laços e realizar seus mais lindos sonhos.
Desejo um lindo e feliz Natal a todos vocês e que em breve você volte aqui com a notícia de que será mamãe em alguns meses.
Muita saúde, paz e amor para todos.
Boas Festas.
Beijos

Ana Maria ( Jeito de Casa ) disse...

Zi, voltando pra te deixar os votos de um feliz e abençoado natal!!!

bjo enorme

c r i s disse...

Zi, estes momentos virão novamente de outra forma, de outra vivência...

Também fico tomada destes sentimentos no Natal, mas que eles não turvem o que temos hoje...Feliz Natal e Ano Novo cheio de carinho e magia! Bjo grande:}

Mayana Bonilha disse...

Sempre bom passar por aqui, ainda mais quando estamos todos sintonizados nesse mesmo canal de boas lembranças e sentimentos...

Beijinhus e um lindo ano novo, May


baonilha.blogspot.com
bemcasadodebaonilha.blogspot.com
@baonilha

Calma que estou com pressa! disse...

oi Zi -
é o Natal é lindo mas nostras tantas saudades, de tempos que não voltarão jamais, nesta vida ..tudo muda... e é normal nesta epoca do ano a nostalgia bater forte - a grande verdade é viver com quem está próximo da gente e tentar ter bons momentos eser feliz
etão te desejo feliz 2012
bjs
lu

urbanascidades disse...

2012 oportunidades
de teres o que precisas
e seres o que mereces,
dentro e fora da blogosfera
para ti e quem conheces.
É o que deseja, Barbaridades,
torcendo por ti nesta nova Era
De uma forma amiga e sincera
o teu colega do Urbanascidades.

Lia disse...

Zi
Vim pra desejar que em 2012 você encontre felicidade, saúde, amor, dinheiro, paz, e tudo o que deseje. E que o que não encontrar, busques no GOOGLE.
Feliz Ano inteiro

Káh Lima Romão disse...

Olá Zi,

Passando para desejar um feliz Ano Novo, cheio de Alegrias e bençãos de Deus.

Bjs.

Tina disse...

Salve a amizade!
O carinho!
A admiração!

Poesia,
Sons,
Aromas,
Sabores
Respeito,
Caráter,
Bondade,
Amor,
Alegria,
Felicidade,
Realizações em 2012 \o/

remall disse...

Zi, voltei na cozinha de histórias ,da casinha mais encantada de BH, para te desejar muito amor, paz e alegrias no ano novo.
Esperança nas flores brancas do copo de leite e união em cada projeto que sai de dentro de sua cabeçinha.

obrigada pelo carinho de 2011.

Eliane Duwe disse...

Zi o texto tá lindo e perfeito!!! Feliz 2012!!! Bjs Li

Fernanda Carneiro e Felipe Gouveia disse...

Oi Zi!
Amei o seu blog e adorei o jeitinho que você escreve.
Ele tá muito charmosinho.
Um abraço!