sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

ROTINA

Todos os dias acordo cedo e enquanto insisto em ficar mais um pouquinho, sou expulsa da cama com o apito da chaleira e do cheiro bom de café que invade meu quarto. Um quarto que não tem portas. Desço pelos degraus da escada vermelha, apenas meio- lança me separa da cozinha, outro ambiente também sem portas. Sento-me à mesa e ela já está posta. Todos os dias à noite, antes de deitar, arrumo a mesa antiga de jacarandá com o jogo americano, e posiciono dois pratos, uma xícara em porcelana branca e outra esmaltada vermelha, duas tijelas, sendo uma verde limão e outra azul celeste e claro, todos os talheres necessários. Sim, apenas o que iremos usar no dia.

Sigo uma dieta durante a semana, tentando equilibrar as calorias, para que no fim de semana, eu possa permitir alguma extravagância. Todos os dias pela manhã, eu como uma fatia de mamão com aveia e mel. Depois que voltei do Rio, tenho feito o desjejum com iogurte natural, mel, aveia e mamão. É só para variar. Lá no Rio, fomos tomar café da manhã na Confeitaria Colombo e foi servido iogurte natural. Achei uma delícia, depois obviamente, do tradicional pão de leite amanteigado.

Esse ano, resolvi sair da rotina e frequento todos os dias a academia à noite. Até o ano passado ia logo cedo, antes da sete horas já estava lá. Pelo menos tento ir todos os dias. A grande verdade é que eu não vou todos os dias. Confesso. O exercício me ajuda a manter a forma, saúde e permite que eu aprecie uma boa cerveja nos fins de semana sem culpa!

Lavo os meu cabelos todos os dias. Ele é oleoso e nesses dias de verão, gruda que nem chicletes na minha cabeça. Um horror! Livrei-me da chapinha e do desgaste do salão e há algum tempo saio todos os dias com os cabelos molhados. Durante o trajeto para o trabalho, ele ganha uma forma ondulada, naturalmente seco com a brisa da manhã.

Todos os dias antes de sair, arrumo as almofadas em cima do sofá da sala e vou até o quintal ver se tem alguma novidade no jardim. E fico feliz da vida quando vejo uma folhinha nova brotando ou uma flor desabrochando. Mistérios da natureza que completam meu dia.

Todos os dias no escritório, respondo os emails, apesar de já ter os lido ao amanhecer. Essa história de internet no celular, é bom e ruim ao mesmo tempo. As notícias chegam rápido demais!
E é lá que passo a maior parte do meu dia e o meu trabalho não me permite qualquer rotina. Isso é muito bom. A cada dia uma novidade, um cliente novo, novas propostas e novos desafios.
Em um mesmo dia escolho a cor do abajur do quarto de uma cliente que acabou de mudar, minutos depois tenho que autorizar a paginação de piso de um mármore caríssimo de um cliente super exigente e quando o telefone toca, é um outro perguntando se a inclinação do telhado está compatível com o pé direito desejado. Às vezes tenho que sair correndo e ir ao encontro de uma cliente que está desesperada porque a cor especificada não é igual a do catálogo. Gente, prestem atenção: arquitetura não é uma equação matemática, ela envolve sentimento, emoção. Arquitetura é sensibilidade. Um cor nunca será igual ao do catálogo e jamais será igual a da casa o vizinho. As formas, incidência de luz, materiais empregados, influenciam na cor, assim como a lua influencia no corte de cabelo. Entenderam?

E depois que volto suada da academia, é hora daquele banho gostoso e hora de vestir a camisola perfumada guardada na gaveta. Coloco sachês entre as roupas de cama e minhas camisolas. Isso faz com que exale um cheiro de seja bem - vindo!
Sento-me à mesa novamente, a mesma de jacarandá e aprecio o alimento gostoso com calma, vejo o noticiário enquanto conversamos sobre o dia. Só apago as luzes da cozinha quando a louça já está lavada e com tudo no lugar. Tento ser uma boa dona de casa. Mais tarde, permito o acolhimento no quarto, junto dos lençóis brancos (branco total mesmo, que nem propaganda de Omo). Já acolhida e com os travesseiros bem posicionados, leio o jornal por inteiro e depois vejo o que está passando na rede Telecine. Que bom! Só filme repetido! Eu gosto, principalmente aqueles de comédia - romântica que só me divertem. Coloco a TV no modo sleep, sim , logo logo eu vou dormir sem perceber.

Peraí, mas não antes do beijo de boa noite!




44 comentários:

Uma parte de mim disse...

Classifico como felicidade rotineira!, não tem preço, não tem coisa melhor!
Lindo texto é lendo textos assim que me deixa feliz e ver que simplesmente viver já é o suficiente!,bjo.

Rosangela disse...

Ai que delicia de texto !!! li e reli adorei a parte dos lenções brancos amooo bjs bom feriado

CaMila disse...

Ah que delicia ler tudo isso...

eu tb arrumo as almofadas antes de sair...rsrs

Bjsss um ótimo feriadão pra vc!

✿ chica disse...

A rotina faz parte de nossas vidas , mas quebrá-la também nos deixa felizes, se for algo legal!!! beijos,lindo feriadão!chica

Carol disse...

Zi, você passa boa parte do dia fora de casa, não é mesmo? E mesmo assim consegue deixar sua casa sempre tão limpa e organizada. Uma delícia de se ver.
Tenha um ótimo final de semana e feriado.
Beijos

Imac by Artes disse...

Que delícia ler seu texto!
Falastes de sua rotina com tanto carinho. Fique encantada com sua maneira de vida e sua felicidade.
Abraços amiga! Fique com Deus.

Betty Gaeta disse...

Oi Zi,
Adorei o texto e as imagens. Tb tenho cá minha rotina e qdo ela muda me sinto instável, um pouco perdida.
Beijos 1000 e um ótimo Carnaval para vc.

SORTEIO!
http://www.gosto-disto.com/2012/02/sorteio-2-anos-do-blog-giveway-2-years.html

Anabela Jardim disse...

Muito bom o seu texto e sobre uma rotina ...
Sempre quando vejo a foto das suas cadeiras coloridas fico imaginando onde posso encontrar dessas cadeiras antigas, não é inveja, é que me apaixonei por esse modelo nostálgico!

remall disse...

Estou embebecida nessa rotina que não me pertence. Me pergunto mentalmente se estou no endereço certo, na casa certa. Me olho no espelho e de certa forma me assusto com minha imagem, já que não sou a Zi e depois dessa leitura me senti confusa de realmente quem sou eu. hehehehe

adorei cada palavra, só senti falta da descrição do congestionamento na Raja, mas para que falar de coisas ruins né em um dia tão divino .
Bom feriado.
E os copos de leite ? estão indo para frente ?

Claudia disse...

Oi Zi,
O que seria de nos se nao tivéssemos rotina! Ela faz bem e e necessária para a nossa sobrevivência neste mundo louco! Adorei o seu texto!

Bjo bjo e bom carnaval!

Ilaine disse...

Oi, Zi!

Quanta coisa temos em comum. Também adoro roupa de cama branquinha. Arrumo as almofadas todos os dias, até mais de uam vez. Exagero, não é?

Delícia de texto.
Imagens lindas, lindas!
Beijo

Faniquito disse...

Ahhh que bela rotina. Sabe,já fui daquelas que não gostavam de rotina.Mas hoje sei q rotina é uma delícia e sinal de que tudo está correndo super bem e ...adoooooro isso!!!

Bom carnaval

Beijinhos

Ana

Doríssima disse...

Que boa maneira de acordar, não é? São estas coisas simples que nos fazem tão bem e nos deixam bem dispostas para o resto do dia. Adorei os seus pormenores diários ;). Beijinhos e bom fim de semana.

Fernanda disse...

Oi Zi!
Tão bom ter uma rotina estabelecida! Um porto seguro para ancorar o coração após os desafios diários!
A cortina floral encantou-me! Linda demais!
Bjs!

Flavinha Gomes disse...

Lindo texto...
E essa estante na cozinha é bem bacana, organiza tudo.
Bjka

Maysa disse...

Post lindo!
Bjs doces e otimo fds!

Nilda Biagio disse...

Olá Zi
Delicia de texto!!!!
Bj
Nilda

Alfa & Ômega disse...

Sabe de uma coisa, a rotina é deliciosa e desde que me aposentei e lá se vão muitos anos, nunca enjoei, da rotina, aliás, quando a casa sai da rotina,com as férias da neta ou de alguma filha, fico logo querendo que tudo volte ao normal! Você descreveu muito bem a sua. Que bacana a vida, não é mesmo? Todo o dia ela faz tudo sempre igual lá, lá ri... Beijinhos! Alegria grande te ver no meu Alfa! Obrigada!

casa de fifia disse...

esse texto parece um conto.
a minha rotina é muito diferente,correria com filho lavar,arrumar,tomar cafe e levar pra escola,depois calma total. ai vou a academia,eu não estou trabalhando fora de casa, meu marido por trabalho viaja muito, então foi natural depois que nosso filho nasceu,que eu deixasse o trabalho pra me ocupar dele e da casa.
bom carnaval
bacione carinhosos

Ellen Caliseo disse...

Oiii..
Vc e seus textos maravilhosos..me teletransportei..o carinho pelo seu lar está em cada palavrinha..minha rotina, tendo dois filhos é um pouco diferente..mas é bem gostosinha..Zii, eu tb arrumo as almofadas..as cadeiras..as cortinas antes de sair..hahaha..cada um com sua mania né?? hahahhah
Lindo fds e feriadão pro cê!!
Bjs!

Zi disse...

Fifia, realmente essa é uma visão de conto de fadas! só mostrei o lado bom ! beijocas!

Zi disse...

Meninas, eu tenho minhas manias e tento fazer meu dia a dia o mais produtivo e gostoso de viver! bom feriado! beijos!

Mariana Penna disse...

Menina adorei esse relato. Mas fique curiosa: quem é que prepara o café que a expulsa da cama pela manhã?
Bom feriado!!

Bjãooo!!

Miriam disse...

Ai q delícia de texto e que vida feliz vc tem!! Desejo tudo de bom pra vc! Bjs

Fernanda disse...

Um dia com Zi, na casa da Zi.
Gostei...

Com rotinas bem diferentes, por razões óbvias (principalmente a idade -:( ), consegui encontrar algumas afinidades.

Curiosamente, sou a Ná do na casa do rau :)

Beijinho
Bom Carnaval

Angela Bergamaschi disse...

Zi, tem uma propaganda da natura que fala que toda rotina tem sua beleza,concordo , tem algumas coisa que faço que as vezes fico esperando por aquela hora só pra fazer essa determinada coisa, como o cafezinho todos os dias na minha casa quando chego do trabalho, quer coisa mais gostosa como o cheiro de café com o cheiro de nossa casa, sentar no seu canto do sofa com a sua xicara preferida na mão e ver seu programa preferido , sempre no mesmo bathorario, batcanal? Adoro..bjos

Carol Carneiro disse...

Tudo de bom,Zi! Sabe da minha vontade de morar aí, né? Portanto, se não se importar, quando ficar sabendo...tô na fila de espera, heim? Quero muito! Adoro esse jeitinho simples de viver a vida, numa rotina que nos exige nada mais, nada menos que nossa essência pura e humilde!bjs: Carol Carneiro
bom Carnaval!!!

Rô Faleiro disse...

Zi, que delicia de texto, de casa, de tudo...
bom restinho de feriado
beijos

Margarete disse...

Oi Zi, gostoso de ler e de sentir.
bjs.

Regina disse...

Que texto mais gostoso de ler Zi, e que rotina mais agradável e saudável a sua.
Uma rotina agradável durante a semana nos ajuda a manter a sanidade e a realizar tudo q planejamos para aquela semana.
Eu nunca fiz regimes por isso também procuro comer mais moderamente durante a semana para q nos finais de semana eu possa comer e beber o que quiser.

abraços.

Mariangela disse...

Olá gostei muito de acompanhar sua rotina bacana de conhecer um pouco mais a história e o cotidiano das blogueiras, seu blog e sua casa são lindos e o cantinho de suas plantas nossa amei parabéns beijos...

Eliana disse...

Zi, muito bom esse post, adorei sua rotina, mas e o beijo?
Sei que acontece! E como é bom.
Beijo grande

Marianna disse...

Adoro minha rotina também.
Ah, amei suas cadeiras coloridas.
beijo,

Marianna

Patrícia Quel disse...

Zi,

As x é tão bom sair da rotina, parece que da um nova energia p/ a gente!!!

Bjs!

Rosana Remor disse...

ZI ,QUERIDA, GOSTEI DE ACOMPANHAR SUA ROTINA.ALGUMAS COISAS FIZEMOS IGUAL, OUTRAS NEM TANTO...POSSO ME DAR AO LUXO DE ACORDAR MAIS TARDE,POIS SÓ TRABALHO NO HORÁRIO VESPERTINO. PELA MANHÃ SOU DONA DE CASA, LAVADEIRA,PASSADEIRA...ENFIM,FAÇO TUDO!!NÃO TENHO EMPREGADA, NEM FAXINEIRA, MAS DOU CONTA DE TUDO, O QUE NÃO DÁ PRA FAZER HOJE, FAÇO AMANHÃ...AINDA DÁ TEMPO DE RESPONDER E0MAILS , DE BLOGAR, DE CUIDAR DE MINHAS CACHORRINHAS...AMO SAIR PRA TRABALHAR,MAS A HORA DE VOLTAR PRA CASA É MINHA HORA MAIS FELIZ!!BJS QUERIDA!!

Tatty disse...

Brigadinha pela visita, querideza!
Amei seu blog e já estou seguindo!
Bjks, Tatty

http://www.suspirofashion.com/

Mariana Penna disse...

Oie, como vai?

Tem um selinho esperando por vc:

http://marianapenna.blogspot.com/2012/02/selo-comemorativo-2-anos-do-blog.html

Bjãooo e bom fds!!

Carolina Lima disse...

Zi,
que delícia ler sua rotina!
Adoraria acordar com o som da chaleira mas ultimamente o que tem me acordado são os pedreiros de uma obra ao lado da minha casa!

Aproveito para te convidar para participar do sorteio de um mini álbum de scrapbook que estou realizando em comemoração ao 01 ano do blog!

Um excelente final de semana!

Abraços carinhosos,
Carol
www.umblogsimples.com

Zi disse...

Novos seguidores, sem bem vindos! beijocas!

Nina disse...

maravilhosa rotina, amo ter a minha

Fê Dutra disse...

Zi, ao ler o seu relato lembrei da música do Chico ♫♫ Todo dia ela faz tudo sempre igual ♫♫. Um canção linda como o seu relato.
Um beijo

Silvia disse...

Zi, vc é simples, chiquésima, e linda... Ainda bem que compartilha essas 'coisinhas' conosco!... bjsss...

Zi disse...

Ei Silvia! você é muito delicada e gentil! obrigada!

Filha do Rei disse...

Zi, amei o teu cantinho, cheio de palavras, de singileza. Também escolho me instalar aqui. Tenha um início de semana abençoado. Bjs