domingo, 4 de março de 2012

NA MINHA CASA

Na minha casa, tem teto, mas não tem portas, é uma casa muito engraçada. Aqui, vejo a escada vermelha subdividindo os ambientes, são quatro meio-níveis que setorizam cada espaço. À medida que vou subindo, vou descobrindo. À medida que vou subindo, mais vou gostando. E o ponto de parada está bem ao meio: minha cozinha, claro! Ela se expande para o quintal onde posso secar meus lençóis brancos ao sol e exalar o cheio suave do amaciante.

Na minha casa, a sala não abriga um sofá de desenho contemporâneo, inspirado no design de Milão. Lá tem um sofá macio, acolhedor que meu pai comprou há mais de vinte anos atrás. Espuma macia que permite o cochilo nas tardes de domingo. Na minha sala, pontuo com objetos meus, emprestados, ganhados ou comprados. A TV antiga está sob a prancheta de mola hidráulica Archimedes e sob ela, a verdadeira régua T, esperando mais um traço bem pensado. Até gosto dessa de 29", ela deixa as pessoas mais "magrinhas". Lá no meu quarto, outra TV mais moderninha, deixa a mesma apresentadora, por mais que se esforce na dieta, bem rechonchuda!

Na minha casa, tem lavabo. Pintei as paredes com a cor predileta: amarelo quindim!

Na minha casa, quase não tem cortinas. Apenas as coloquei na cozinha. Ela faz a vez de armário debaixo da bancada e a outra filtra a luz logo pela manhã entrando pela porta de acesso ao quintal. O composê entre o xadrez e o floral emolduram meu jardim com flores.

Na minha casa, o meu quarto é generoso, bem generoso. Ele é o meu pouso, minha recolhida.  E nos dias de inverno, permite que o frio se instale. É lá que que permito a leitura, reclinada na chaise na melhor versão off. É de lá com a janela aberta que contemplo o vai e vem do balanço da árvore grande. Essa noite, ela anunciou que daqui a pouquinho o outono vem aí.

Na minha casa, o quarto de cima, espera por seus hóspedes. Esse quarto abriga os mistérios do namorido. Já percebi que é lá que ela esconde seus segredos, território esse que não devo ir. Respeito e até gosto desse enigma.

Na minha casa, vejo meu retrato. A minha casa tem alma.

Na minha casa, mora a realidade. Aqui também tem gente e por isso, vejo as imperfeições.
Mas mesmo assim, ainda acho que minha grama é bem mais verde que a do vizinho. Ela é cultivada em solo fértil.








33 comentários:

Angela Bergamaschi disse...

divino, tb adoro minha casa, minha cara..bjos

Mariana Penna disse...

Que acolhedora e aconchegante!!!!

Bjuss e bom descanso. Seja nesse sofá branco, ou na poltrona amarela!!

Rosana Remor disse...

ZI, PRECISAS LER UM POST QUE FIZ SOBRE A MINHA CASA...É LINDO, A NOSSA CASA É O NOSSO NINHO!!BJS!

Nina disse...

Alem de arquiteta, é decoradora ainda poeta. Ai Zi, vc me mata!
que linda sua "caZInha"

Teto Doce disse...

Oi Zi, casa linda e textos ótimos!!!
Adoro!

bjus,

Carol disse...

Minha casa anseia pela invasão da luz solar, mas nem em todos os lugares tem sucesso, mesmo com as telhas de vidro da área da garagem e mesmo assim, nessa busca incessante, ainda consigo sentir amor pelos cantinhos.
Gosto muito de sentir a alma da casa das pessoas que reflete um pouco do que somos, não é mesmo?
Muito linda sua casa.
Beijos

Fabiana Tardochi disse...

Zi querida!
Sua casa é linda e cheia de personalidade.
A casa da Zi:)
Transborda amor, transborda bom gosto, transborda tudo de bom.
O post do Reciclar e Decorar também mostra a minha casa, o que fiz nela e o que me faz feliz.
Tem um Mural por lá para mostrar a casa das amigas. Coloque seu link lá, vou adorar.
Um beijo

Carol Carneiro disse...

Zi, acho que nem precisava dizer que...AMEI!!!bjks: Craol Carneiro

Mona Gouvea disse...

Que delicia,gosto de casa assim,a sua esta tão arrumada que parece não ter gente.Zi, as pessoas quando veem em minha casa falam que ela tambem tem alma,que bom,bjo gostei de tudo.

Imac by Artes disse...

Que lindo post Zi!
Junto com a tua narração ia vislumbrando sua casa. Foi pazeiroso ler o texto e ver as fotos. Percebe-se que aí habita o amor,o carinho, a felicidade e a beleza dos sentimentos... Sua casa é linda de viver. Amei!!!
Abraços! Uma semana abençoada e feliz pra ti.

Rosangela disse...

Zi querida que texto maravilhoso
sua casa é o reflexo do seu bom gosto.
Amo cada cantinho da minha casa
tambem tenho uma tv de 29 na sala e até gosto no quarto uma moderninha,adoro seu blog bjs.

Eva disse...

Oi Zi, tua casa é maravilhosa, muito inspiradora e a gente sente teu amor por ela, parabéns, adoro também como você escreve, fico encantada, palavra dita pela Zi, é bendita! eheh, bjos flor, linda semana prá ti.

cris*borrego disse...

Oi Zi!
Ah, querida, vc já sabe: sou fã de você e de sua casa... beijão!

Ana Carla de Jesus disse...

Fiquei muito feliz em receber sua visita,e vim conhecer seu cantinho,que por sinal é lindo!
Já estou seguindo,beijos.

Maria Luiza disse...

Zi, apraz-me tanto vê-la falar da sua casa! Sou assim também sobre a minha porque eu gosto demais, mesmo com as imperfeições. às vezes quero mudar o estilo museu que ela tem, mas são peças autênticas e acaba que ficando. Linda semana, viu? Beijão!

Zuleide Felisberto disse...

adoro te visitar! sempre fico pensando: vc devia ser escritora!!
Zi adoro cortina xadrez na pia, aliás tua casa tem cores que adoro, amarelo, vermelho!! boa semana! bj

Ellen Caliseo disse...

Oiiii
Sou uma admiradora de suas palavras, textos e seu lindo lar cheio de inspirações..Tb amoo meu lar e tento deixa-lo a 'nossa carinha'..
Linda semana pra vc!
Bjs

lena disse...

Olá Zi.
Obrigado pela sua visita. O seu blog é muito interessante. Gostei muito de ler os textos e adorei a sua casinha.
Já estou seguindo.
Beijinhos grandes.

ANDRÉA disse...

Adorei o seu cantinho!!!!
Nossa!!! Não dá vontade nem de ir embora.

Beijos no seu coração e uma maravilhosa semana
Andrea
Ah! também estou no mural

Betty Gaeta disse...

Oi Zi,
Obrigada pela vistinha de aniversário e pelas palavras carinhosas.
Beijos 1000 e uma semana maravilhosa para vc.

www.gosto-disto.com

Liliane de Paula disse...

Sabe o que achei lindo? Uma vista de uma das janelas onde se vê árvore. Tem árvore no quintal?

remall disse...

em uma caa cheia de alma e amor só podemos esperar sorrisos sinceros, pessoas alegres, verdades carinhosas.
em uma casa tão acolhedora só podemos encontrar alguém tão querida e feliz.

boa semana feliz

CaMila disse...

lindaaa

bjs

Lucia Luz disse...

Zi ,

Vim aqui retribuir a visita e me encantei com suas palavras.
Que delícia ler sobre uma casa que tem alma e cheira a sua dona.
Já me instalei, viu?
Parabéns.
Um beijinho

Lucia

Rosana Remor disse...

ZI, É NESTE POST AQUI http://artesremor.blogspot.com/2012/01/estou-voltando-pra-casa.html
BJS!!!!!!!

Zi disse...

Ei Liliane! a árvore da janela do meu quarto, está no terreno do vizinho!!!

Zi disse...

Remall, você sempre muito gentil! sua poesia me encanta! beijos!

Rosana, vou lá conferir! beijos!

Maria Célia disse...

Oi Zi
Que fofa sua casa, tão arrumadinha, a cozinha lindinha demais.
Bjo

Marinha disse...

Linda tua casa e suas imperfeições poeticamente descritas!

Fê Dutra disse...

É por isso que amamos essa casa.
um beijo

Doces abobrinhas disse...

Adoro essa musica e acho as cortininhas xadrez na cozinha super quente e aconchegante!!!
Ta rolando um sorteio la nas abobrinhas de um pintinho de pascoa, ele precisa de um nome, qdo der passe por la, um nj doce e piu, piu !!
Roberta

Janaina Cassis disse...

Lindo post!
Sua casa é cheia de encantos!!!
bj

A Casa de Arquiteto disse...

Que casa LINDA!
Ameiiiiiiiiii! Deve ser muito bom morar ai!
Beijos!