segunda-feira, 21 de maio de 2012

ÚLTIMA ESTAÇÃO: PARIS!



É sim a Cidade Luz! É uma cidade de charme, de romances, de arte e poesia. Paris enche os olhos, Paris veste-se de sonhos, permite fotografar os cenários perfeitos.
Chegamos na manhã do dia 26 de Abril, prometendo além de viver dias de puro encantamento, viver também um dia de chuva. O Hotel em Saint Germain, tipicamente parisiense, abriu suas portas para nos receber. O francês não é para mim uma língua fácil de falar, aliás nem um pouco! Mas gostoso de ouvir.

Percorri ruas ainda não visitadas, permiti um novo olhar naquilo já visto e enxerguei de outra maneira. Encantei-me pelos Jardins de Luxemburgo e as flores pontuando a nova estação. As tulipas abrem-se felizes para os visitantes, suas cores inebriam o olhar. Lembrei-me de fotografar cenários desconhecidos e vivi apaixonadamente a chuva fina que insistia em cair. Ela tem seu encanto e Woody Allen tem razão: Paris é muito charmosa com chuva.

Dentre todas as delícias, os famosos macarrons e o Croque Monsieur. E todas as noites a famosa sopa de cebola e apenas um dia, mas por duas vezes, um antes e outro depois da subida até o topo da Torre, o crepe de nutela, irresistível! Na última noite, um brinde com champanhe antes do menu completo em um desses bristrôs mais que charmosos, nas ruas de Saint Germain.

A visita até a Loja Merci marcou minha tragetória. Famosa por suas malinhas em cima de um carro antigo, localiza-se no descolado bairro Marrais, próximo da Place des Vosges. E foi lá que comprei meu tesouro da viagem: uma mala vintage! Não fui eu que a escolhi, tenho certeza que ela me escolheu. Combina comigo, com minha história e minhas memórias. Combina com a que tenho em casa e que faz a vez de mesa de centro. Agora tenho um par. Perfeito! Fiz pose na estação de metrô, mise-en-scéne! Claro que não iria perder uma chance dessa!

O sol brilhou no dia de visita à Torre. Um presente ver a cidade do alto e seu desenho. Ver o berço da Île de la Cité, ver os principais monumentos e todos seus atrativos. O vento forte permitiu enrrolar ao cachecol na cabeça e fantasiar-me de muçulmana. Diversão à parte e brilho nos olhos em um cenário de pura fantasia. A Torre é sim, muito perfeita!

Essa cidade desperta sentimentos controversos, emoções. Confesso que desperta até uma certa melancolia que mora em mim. A banheira cheia de espuma no hotel permitiu um choro que tinha notas de saudade. Saudade de casa. Talvez.

Enchi a mala vintage de presentes. Não faltou espaço para os mimos perfumados da Fragonard. E nem para tantos outros souvenirs para as pessoas queridas. Carreguei a mala também uma lista de lugares que ainda voltarei para visitar. Trouxe o cheiro da chuva caindo no Rio Sena, trouxe o sabor do croissant quentinho do café da manhã do hotel, as cores quase que frescas do Monet colorindo o d'Orsay. E fiz questão de trazer bem embrulhadinho as memórias dos dias vividos e a promessa de uma volta. Em breve!

Paris e suas ruas cheias de novidades, Paris e suas esquinas cheias de surpresas. E mais uma vez não vi a Torre à noite. Não vi o encanto de suas luzes. Preciso de motivos para voltar outra vez. Paris é uma interminável festa! Palavras sábias de um grande escritor, década de 20.

E Paris precisa de motivos para voltar?













31 comentários:

Carol disse...

Eu consegui viajar, te acompanhar daqui, experimentei umas delícias, visitei lugares lindos, admirei a Torre Eiffel em toda sua imponência, senti o cheiro suave das flores e dos perfumes e fui até a loja ver você escolher sua mala. Sou pisciana, tá?

Minha filha falou que se algum dia tiver que sofrer muito por amor, ela prefere ir sofrer em Paris. Uma figura ela.

Beijos

Angela Bergamaschi disse...

que delicia...amei, quero ir tb, projeto para daqui uns dois anos, esse ano vou fazer minha primeira internacional...a basica Buenos aires, ja estamos vibrando...bjos

Ilaine disse...

Zi, que lindo texto!
Senti cada palavra na flor da pele.
Conheci Paris, mas não fui nos Jardins de Luxemburgo. Que maravilhosos. E eu fiz confusão com isto, não é? Achei que falavas do país de Luxemburgo. Ai, perdoa! Lindas imagens! A primeira foto é belíssima, poderia ser um quadro: o sapato e a sombrinha... Nosssa! Demais!

Saudades de você!
Beijo

lena disse...

Olá Zi.
Lindo texto, muito bem escrito. Fez-me relembrar as minhas memórias da cidade. Parabéns pelo trabalho.
Beijinhos grandes.

✿ chica disse...

Foi bom passear por lá contigo!Lindo! beijos,chica

remall disse...

um dia também vou usar meu "sapatinho vermelhinho", combinar com meu guardachuva e passear por Paris. Nesse dia especial vou me lembrar de cada palavra sua, vou sentir sentimentos de melancolia e com certeza te enviar um postal.
Pena que acabou a viagem...adorei!

Ellen Caliseo disse...

Ahhh como é bom viajar com vc.. ;)
Uma linda semana!
Bjinhos!

Maria Luiza disse...

minha filha, que está indo para lá em outubro, precisa ler isso! Muito lindo tudo! Grande abraço e curta bastante!

Albuq disse...

Me senti viajando! Massa!

Nina disse...

Entao vc teve um final feliz em Paris. Apesar de ter chorado na banheira de espuma:-)
Se eu nao conhecesse Paris iria chorar lendo esse teu lindo e emocionante relato. Escritora vc Zi!

Mt legal! mt mesmo. E a mala é uma fofura só. Os sapatinhos vermelhos tbm :-) Vc os bateu com os calcanhares como fazia a Doroty - O magico de oz, da Diana Ross, pra voltar pra o lar doce lar??? :-)

Viajar é maravilhoso mas nada se compara a voltar pra casa nao é?

Zi disse...

Hahahaha! Ai Nina, você me mata de rir! Adorei a Doroty,ainda vou escrever um post sobre isso! Linda você! Beijos!

Zi disse...

Meninas, amei todos os recadinhos, vocês são perfeitas! Remall, se você enviar um postal para mim de Paris, eu tenho um ataque de felicidade!

Fê Dutra disse...

Zi essa foto sua está típica de PAris: um espetáculo.
Beijo

Maria Célia disse...

Oi Zi, tudo bem?
Bravíssimo, parabéns por este maravilhoso texto. Você descreveu tão bem a encantadora Paris de uma forma poética, liríca, que me fascinou.
Olha, confesso, que já vi muita gente falando sobre Paris de maneira afetuosa, carinhosa, mas até agora não tinha lido nada tão bonito como suas palavras.
Suas fotos são um deleite para nossos olhos, seu sapatinho vermelho e a sombrinha combinando tá um charme.
Estou relendo seu post pra não esquecer nada.
Beijo e boa noite.

Imac by Artes disse...

Que delícia de viagem!
Amei a forma com que a descreveste, fiquei imaginando as cenas. Tudo isso deve ser lindo de viver.
Abraços! Dias lindos e abençoados pra ti.

Zi disse...

Olá Maria Célia, obrigada pelo comentário afetuoso! Beijos!

ana maria ( jeito de casa) disse...

oi Zi, que linda sua foto, seu post está emocionante!!!!!
com certeza lembranças que não vão mais sair de você!!!!

bjo enorme

Mayana Bonilha disse...

Zi que delicia, essa cidade é mágica. podemos nos perder que estaremos sempre aproveitando...

beijinhus e curta sua viagem, May


baonilha.blogspot.com
bemcasadodebaonilha.blogspot.com
inventemb.blogspot.com
@baonilha

Eva Sabbado disse...

Zi, eu amei a sua foto de sapatinho vermelho, parece uma princesa, e aquela da mala? noossa amei o post, você escreve muito bem e nos leva para onde quiser, Paris? sim quero estar junto, bjinhos.

Leticia Fumis disse...

Bah, Zi!! Que post delicioso de se ler... viajei com você e deixei minha imaginação me levar até a cidade luz... que sonho!!

Bjux!

Cris Tarcia disse...

Zi, estou novamente visitando o seu cantinho, que delicia de texto, viajei junto com vc, linda viagem.


Beijos

botão de chocolate disse...

Delicia viajar é uma das melhores coisas dessa vida, e Paris é um sonho acho, não existe nada igual.beijooos Lu

Universo de um Closet disse...

Paris é uma cidade incrível. As fotos estão maravilhosas. Beijinho.

http://universodeumcloset.blogspot.com
Facebook

Vivian disse...

Que lindo. Vc poetizouo seu passeio. Foi tão bomler esse seu texto que fiquei com dó de terminá-lo.
Sou apaixonada por Paris e estou programando uma viagenzinha pra lá no segundo semestre, talvez sem filhos, ainda não sei. Mas vou ler suas postagens pra me munir de informaçoes !!
bj

Vilma Silva disse...

Oii bom dia!!

imagens lindas.

bjs
http://cosmeticosbelezasaude.blogspot.com.br/

Andrea Guim disse...

Oi, Zi!
Tô fazendo SORTEIO de Dia dos Namorados no meu blog.
Bora lá participar!!!
http://andreaarteira.blogspot.com
Beijins e bom fim de semana!!!
Andrea Guim

Regina disse...

Vejo por suas fotos e relatos que sua viagem foi fascinante. Não conheço a Europa, e tenho certo receio de que se for, dependendo do lugar, talvez eu queira ficar.

ps.: adorei esses charmosos sapatinhos vermelhos.

Cris e Nai disse...

Zi, tô encantada com sua vigem, seus relatos e imagens, estás linda e seus sapatinhos vermelhos um arraso. Os três posts tem suas belezas e encantos mas Paris é sempre um sonho! Beijos!!!

Silvia disse...

Vc combina com Paris e pronto.

Pierre BOYER disse...

Best regards from Paris...
Enjoy your day !

Pierre

Luciana Nogueira disse...

Acho o seu blog super bacana e por isso passo sempre por aqui. Parabéns!
Luciana Nogueira
adoroficaremcasa.blogspot.com.br