quarta-feira, 16 de maio de 2012

ZI CAMILA BARCELONA



Ainda do alto, mas bem de perto, na manhã do dia 22 de abril de 2012, pude ver de cima o desenho da cidade, a Torre Agbar, a Anela Olímpica destacando no sky line de Barcelona. Mas sabia que o maior patrimônio, a irreverência de Gaudí, estaria escondido por toda a cidade, como uma brincadeira de caça tesouro na cidade animada! 

Já no aeroporto, uma obra do arquiteto Ricardo Bofill finalizada em 2009, percebi os benefícios dos jogos Olímpicos de 1992. A cidade se preparou, modernizou e o mundo agradeceu! E de perto, fiz questão de fotografar com riqueza de detalhes o detalhamento urbano. Fiquei surpreendida com os Boulevards, a calçada em ladrilho, o rebaixo do meio fio em granito lixado e as lixeiras de coleta seletiva. E dentro de cada lixeira, tinha saco de lixo! Fiquei impressionada!

Foi ali, ainda dentro do aeroporto, onde o Free Shop parece mais parece um Shopping Center, que permiti meu primeiro luxo: óculos Dolce & Gabbana. Acho que será o único. Ainda contida com meus gastos, fiz as contas e percebi que sim, valeria a pena. Tenho mania de dar valor para os souvenires de design, mimos de casa e decoração. Não sou ligada em marcas e não tenho essa ansiedade em comprar tudo pela frente. Contento- me com apenas um bom óculos e um bom relógio. 

Demoramos um pouquinho nessas comprinhas. Sem perceber, vimos que as horas voaram. Apressadas no aeroporto, ainda fiz pose para foto em frente à boutique do Barça. Imperdível! Correndo, correndo muito, vimos de longe a esteira do nosso voo paralisada. E vi uma mala, abandonada sobre ela. Claro, óbvio que não era a minha e sim a da Camila. Pensamentos obscuros tomaram conta de mim: o raio cai sim duas vezes no mesmo lugar! Novamente sem mala??? Não, não é verdade! Percorri toda a extensão da esteira, desesperada, descabelada, desestruturada e vi lá bem próximo da saída minha salvação: minha mala estava ali, sorrindo para mim! A sensação é a mesma de braços abertos de uma pessoa querida. Nesse caso, é de igual para igual.

Pegamos o ônibus em direção à Praça da Catalunha e no caminho apreciamos a vista da cidade. Na Praça Espanha, vimos uma construção em forma de arena e no primeiro momentos imaginei que seria o estádio de futebol do Barça. Mas como assim, um estádio sem estacionamento? Ah, já sei! É uma arena de tourada! Logo comecei a imaginar que ali dentro aconteciam grandes touradas emocionantes. Vi bem de perto (em meus pensamentos) o seguinte cenário: um touro forte, um espanhol  corajoso e uma platéia gritando Olé!!! Nada disso. Enganei-me mais uma vez: era apenas um Shopping Center chamado Arena. 

O Hotel Peti Palace, localizava- se a poucos metros da Praça Catalunha. Quarto grande, banheiro confortável, bem moderno. Moderno até demais! Predominavam as cores: branco, preto e vermelho. Aliás, muito preto. Senti falta da minha lanterninha para ver dentro dos armários igualmente pretos. Apelidei de Black Hotel. Mas enfim: um hotel de verdade!

Nas ruelas do bairro Gótico, encantei-me pelos pubs e pelas tabernas. E foi em um desses pubs, com música do Paul MacCartney que encerramos a primeira noite. Bom vinho, bom papo, boa música. Cidade festiva. Gente bonita. Gente como a gente. Os rostos eram mais familiares aos nossos. Gente animada como nós, duas brasileiras. 

No dia seguinte, uma segunda feira dia 23 de abril, a cidade amanheceu em festa. Muita gente nas ruas logo cedo, muitas barracas com livros e outras com rosas vermelhas. Confesso que levei um susto e pensei: Rho Fieira em Barcelona? O mundo veio pra cá também? 
Pegamos um daqueles ônibus que levam turistas de todas as idades para os pontos turísticos. Ótima idéia! Meus pés precisavam de um descanso por pelo menos meio dia. Lá do alto, pudemos apreciar a vista da cidade, os lugares que selecionamos para ver mais de perto e com detalhes, e o povo nas ruas. Sim, o povo tomou conta das ruas. Não demorou muito e descobrimos que era o dia do livro. E demorou bastante para descobrir, apenas no caminho do hotel, quando fomos surpreendidas com rosas, a data comemorativa.  Elegante esses moços espanhóis!  Gracias! Como era dia de São Jorge, fomos agraciadas com essa gentileza. Surpresa: em nosso quarto, também tinha uma rosa vermelha esperando por nós. 
Muito sedutora essa cidade.











15 comentários:

Carol disse...

Mostrei as fotos para minha filha e ambas admiramos. Você como sempre, impecavelmente linda.
Beijos

Nanda Assis disse...

isso q é vida hein. parabens felicidades constantes.

bjosss...

Ellen Caliseo disse...

Ahh coisa boaa..não me canso de ler esse relato tão festivo,dessa animada viagem.Adoreei as fotos!
Uma linda quinta!!
Bjs!

remall disse...

desapareço por um tempo e quando retorno , UAU! vc em viagem de sonho.
Delícia !!!!!!!
Adorei.

SHEYLA -DMulheres disse...

Zi,
Que post maravilhoso! Adoro saber das impressões da pessoas em suas viagens, viajei com vc no aeroporto de Barcelona rsrs Lindas fotos!! Gostaria muito de conhecer, tenho um sobrinho que mora lá.
Beijos e uma bela quinta!!

Sheyla.

Nina disse...

Ai Zi!!! nao acredito nao, sabia que sai de Barca no dia 22?????
aaahhh cara se eu soubesse que tu estavas la, nao iria nesse dia :-)
A gente foi, so mulheres pra uma despedidada de solteira, fooi lindo, quem sabe a gente nao se esbarrou no aereporto :-)

Nossa, olha, eu lendo isso aqui e vendo as fotos, serio, fico ate emocionada, gostamos demais de Barcelona, demais, mt linda ne? e os predios lindos e suas fachadas? é bem como tu disse, a gente fica numa brincadeira de achar pelas ruas marcas do Gaudi, mt legal ne?? Mas sabe o que fizemos mt?? salsa! toda noite tinha salsa, Muito bom!!!!!!

Viva Barcelona!

Bia Jubiart disse...

Oi Zi!

Amei a narrativa e as imagens descritas, viajei nelas...

Beijoooooooooo

Closet2Me disse...

Participa!:)
http://closet2me.blogspot.pt/2012/05/passatempo-catgirldo.html

Margarida disse...

Esta é uma viagem que eu ainda quero fazer...

Zi disse...

Ei Margarida! tenho certeza que você vai adorar! beijos!

Miriam disse...

Oi Zi, que delícia de viagem hein!! Amei as fotos e a forma como vc descreve o passeio, adoro! Bjs

Tina disse...

Deve ser um encanto mesmo.
Lindas as fotos!

Feliz com sua visitinha :)

Ótima semana pra vc o/

Teto Doce disse...

Lindas fotos, Zi!
Belo passeio! Amei!
Beijos,

Mariana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mariana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.