domingo, 9 de dezembro de 2012

DO QUE VI E VIVI

E nesses últimos 36 meses vi um moça chegando por aquela porta com o coração cheio de vontade de ficar para morar. Pode entrar! Uma a uma, vi as caixas se acumulando naquele piso de marmorite vermelho e aos poucos, tudo ganhou seu lugar. Aos poucos, subindo e descendo a escada de vermelhão, permiti executar o lay out já traçado. É certo que a ansiedade não deixou nenhuma sem seu destino e em menos de 48 horas, todas aquelas caixas, agora vazias, pediram a reciclagem.

O espaço grande para o pouco que havia chegado comigo, aos poucos foi ganhando forma com minha vida emprestada. Tudo era bem vindo! A caZInha cresceu com muito charme e muito metida, foi parar na revista, no jornal, em vários blogs e na Casa de Valentina. Não faltaram manifestações de carinho e gentilezas com a Casa da Zi. Descobri na blogosfera, que sou um pedacinho de cada um que chega na minha vida. Cada palavra, cada comentário aqui nesse espaço, renderam-me incentivos para continuar. Muito à vontade, revelei meus segredos, contei de coisas que muitas vezes calaram minha emoções. Esse divã, é abençoado.

Por aquela porta vi muita gente chegar. Vi gente se emocionar e me pedir para ficar por aqui, por pelo menos uma noite, para ter a sensação de dormir nesse lugar. Ao redor daquela mesa da cozinha, a mais linda, segredos das pessoas queridas também foram revelados. Já disse que entre amigos, entre os verdadeiros amigos, é assim. E ao redor dessa mesma mesa, vi várias vezes, meu jardim, lindo, inteiro e florido, recebendo a visita de seu admirável beija-flor. Por trás daquela cortina igualmente florida, deixei a luz filtrar dentro desse ambiente preferido da casa, para se encher apenas do silêncio.

Meu quarto, generoso, também deixou a luz se instalar. A calmaria quebrada com o vai e vem da árvore grande, orquestrou várias vezes o anúncio dos dias mais frios, das chuvas e da brisa fresca do verão. Por aqui, vivi com riqueza de detalhes as quatro estações.

Do meu quintal, vi gente clamar a felicidade, vi cantoras desafinadas e vi a Charanga do Galo cantar o hino valioso. Também passaram por aqui, mestres gourmet e cervejeiros e não faltaram churrasqueiros de primeira linha. As aulas de culinárias foram testadas e aprovadas. O encontro é um prato gostoso de preparar.

Lá do outro lado do muro, vi também gente querendo participar dessa festa e mesmo agora no final, a caZinha ganhou ares de Toscana, e estendeu seu tapete vermelho para pessoas queridas que vieram para ficar. Para sempre!

A vizinhança, permitiu que eu saboreasse o melhor pudim de leite condensado do mundo! Não, permita-se retificar, o da minha mãe, é o melhor. Tem o tempero do amor. Nessa mistura de sabores também pude ofertar um pouco do que sou. É a partilha, a oferta, a doação.

Aclamada não só com belas palavras, com sentimentos valiosos de carinho, mas também com mimos dos que chegaram, vejo-me hoje juntando tudo isso em outras caixas. Junto também a saudade, as memórias, as belas histórias e a certeza de viver igualmente feliz em um outro lugar. Tudo segue comigo.

Começo apartir de agora, desenhar uma nova história, uma nova Casa da Zi.


30 comentários:

✿ chica disse...

Que lindo,Zi!

Parabéns pelos 36 meses tão bem vividos nessa tua casinha e novidades sempea são legais. Renovação, mudanças fazem bem... Um ciclo inicia e vamos( espero) poder contigo acompanhar! beijos,chica

Maria Célia disse...

Olá Zi
Que lindas palavras, você escreve com o coração, um fato cotidiano se transforma numa maravilha de texto.
Desejo a você toda a felicidade do mundo nesta nova caZInha, e que possamos continuar curtindo suas encantadoras palavras.
Beijo.

Zi disse...

Olá meninas! Vamos continuar juntas, em um novo lar! Beijos!

Mona Gouvea disse...

Ai Zi,que delicia ler tudo isso,viajei para seu cantinho como se já tivesse ido lá.Gosto dos seus textos,gosto de voce,gosto de casa com alma,gosto de gente que vive,que transmite paz,que bom ,a casa DA ZI,tem tudo isso e com certeza voce carrega isso dentro de voce,não nos deixe.Quando mudar quero te mandar um presente,me mande seu novo endereço,bjo grande e fique na paz....

Angela Bergamaschi disse...

Casa nova, novos sonhos, novas ideias, novos planos, a vida é assim, sempre chegando coisas boas...que vc seja muito feliz em sua nova casa...bjos

Eva disse...

Zi, fiquei feliz com a sua felicidade, eu me dedico muito a casinha que moro, mas mudo feliz da vida sempre, a mudança é ótima, ela nos desafia e sempre é prá melhor, novos olhares, novas concepções, você aproveita tudo, então sei que fará desse novo lar mais um paraiso na terra, ehehe, eu adoro o teu jeito de decorar e fico feliz porque vc se inspira com meus posts, é uma honra ter sua amizade e seu carinho, obrigada. bjos, linda semana flor.

Mariana disse...

que texto lindo!!! poxa, que bom, uma nova experiencia te espera! daqui a 7 meses sou eu rs... curta e invente ainda mais coisas! beijosss

Betty Gaeta disse...

Oi Zi,
Parabéns pelos 3 anos da casa! Que venham muitos anos mais.
Beijos 1000 e uma semana maravilhosa para vc.

GOSTO DISTO!

Ellen Caliseo disse...

Ahhh, Zi!
Vc me encanta com os seus textos.. uma porta se fecha,mas um novo lar se abre..casa nova, novos ares e novas idéias para o cafofo.. Já tô curiosa!
Linda semana!
Bjs!

Regina Melo-Jocknevich disse...

Parabéns Zi, com muito carinho você fez de uma casa, um lar (pode soar clichê mas isso é que faz a diferença)

Seu texto é belo, gostoso de ler.

Abraços

Carol Carneiro disse...

Como assim, Zi?! Muito estranho pensar em vc em outra casa!parece que vc vai colocar na mala essa sua casinha linda e apenas mudar de endereço..rsr..
mas quero dizer + 1 x que suas palavras delicadas não só me tocou, como todos a que por aqui passam..como sempre!O que importa é vc estar feliz e saber que recomeçar é sempre bom, sinal de vida nova, boas energias e lhe desejo tudo de bom nesta vida! Me identifico com seu jeito e te admiro muito!
bjs: Carol Carneiro
*Desculpe a indelicadeza: já foi alugado ou vendido?

Carol disse...

Está de mudança? Desejo toda alegria, paz e boas energias em sua nova morada.
Como sempre, suas palavras são pura poesia.
Muito sucesso.
Beijos

Casa com tudo dentro disse...

Oi Zi,lendo seu relato sobre sua casinha me vi nessa situação,ainda ñ e tempo de partida para mim,demorarei mais um pouco aqui,mas através das suas palavras eu já fiquei triste de pensar que logo darei tchau ao lar que fez parte de mim por 8 anos e imagino sua dor de deixa-lá!!!
Mas saiba que fará um outro ninho cheio de amor como o casa da Zi,tenho certeza disso,beijinhos e nos mantém informados do seu novo lar!!!!

Nina disse...

Minha linda por favor, o que vc quer dizer com isso? nao para esse blog! heim? please!

amo ler o que tu tem pra contar... nao, nao acho que tu vai desfaze-lo deves talvez, renová-lo, renovar a caZinha é isso?

ai Zi!

remall disse...

Essa casinha da Zi, tão cheia de amor e criatividade. Tão perfeita em carinhos.
São cantinhos que nos fazem viajar, sentir de novo o aconchego do colo de mãe.
Tem momentos de pura felicidade e sonhos que nos fazem sorrir.
Adoro esse lugar e tudo que ele significa.
Bjs e saudades de vir sempre por aqui

Calma que estou com pressa! disse...

oi Zi

que delicia de lugar que tu escolheu para tua primeira morada , onde aprendeu e dividiu tanto
e mudanças sempre tem o aspecto de novidades no ar , arrumar a casa de outro jeito, do teu jeito de novo
boa udança
e otimos vizinhos novamente
bjs
lu

Carol Carneiro disse...

Zi, Feliz Natal a vc e sua família! Que seja abençoado pelo Menino Jesus!!!
Bjs: Carol Carneiro

Nita disse...

Um feliz e maravilho Natal e um Ano Novo repleto de magia ,paz ,amor. saúde, esperança e muitos sorrisos.
Boas Festas.

Anabela Jardim disse...

Passando para desejar um Feliz 2013!

Zi disse...

Obrigada por tanto carinho! A Casa da Zi mudou de endereço, mas minha CaZInha sempre estará comigo! Em breve volto! Feliz ano novo! Beijos

✿ chica disse...

Voltei agora pra desejar um lindo 2013!!! beijos,chica

Nile e Richard disse...

Oi Zi,adorei.
Seu início e que nunca tenha fim.
Os sonhos são as melhores partes da realidade então… acredite neles! Que neste novo Ano que se inicia você possa encontrar: AMOR, PAZ, SAÚDE, FELICIDADE, LUZ, ...
Desejamos à voce sua família
Bjtos.Nile.

Fabia disse...

Lindo o texto! Pequenos detalhes que compõem nossa vida ;)

Uma parte de mim disse...

Que nessa nova morada o sol volte a brilhar na sua janela, o cheiro do café fresquinho pela manhã exale seu perfume, que seja regada muita mais plantinhas e que a decoração seja o tempeiro necessário para continuação de tantas postagens lindas.Uma boa sorte e muita luz e prosperidade nesse novo ano bjoooo

Rose Mendes disse...

Ola minha linda passando pra dixar um carinho pra vc...
Eu aprendi...
...que ignorar os fatos não os altera;

Eu aprendi...
...que quando você planeja se nivelar com alguém, apenas esta permitindo que essa pessoa continue a magoar você;

Eu aprendi...
...que o AMOR, e não o TEMPO, é que cura todas as feridas;

Eu aprendi...
...que ninguém é perfeito até que você se apaixone por essa pessoa;

Eu aprendi...
...que a vida é dura, mas eu sou mais ainda;

Eu aprendi...
...que as oportunidades nunca são perdidas; alguém vai aproveitar as que você perdeu.

Eu aprendi...
...que quando o ancoradouro se torna amargo a felicidade vai aportar em outro lugar;

Eu aprendi...
...que não posso escolher como me sinto, mas posso escolher o que fazer a respeito;

Eu aprendi...
...que todos querem viver no topo da montanha, mas toda felicidade e crescimento ocorre quando você esta escalando-a;

Eu aprendi...
...que quanto menos tempo tenho, mais coisas consigo fazer.

Ro Archela disse...

Zi, seu texto é lindo, profundo, gostoso de ler. Me vi um pouco nele também. Estou arrumando a Casa para amudança também. Seja feliz, muito feliz!!!

Regina Melo-Jocknevich disse...

Bom dia Zi. Como sempre você nos encanta, não só com fotos de sua casa, mas também com textos q compartilha conosco e q nos falam ao coração.
Que essa nova história seja, como a outra, rica em emoções, genuína, e especial.

Um grande abraço

Anônimo disse...

This is why the IMF game of finger-pointing isn't working. [url=http://www.ukdresshop.co.uk]Homecoming Dresses[/url]
[url=http://www.expeditionparkaca.com]canada goose jacket[/url] All boots in our Classic Collection feature a soft foam insole covered with genuine sheepskin and have a molded EVA light and flexible outsole designed for incredible comfort with every step.
They offer huge discounts and proform opportunities. [url=http://www.londongenuinepandora.com]thomas sabo charms[/url] She says nothing, but her outfit says everything. And you'll look great, which is no small advantage if you engage in negotiations: a sharp-dressed man gets a respect that you won't get if your suit is even a bit ill-fitting.. To determine most of these ideas at work, search for La Femme style #15925.
"My Dad never got a degree, how will I get one?" "Genetically we are not that intelligent". http://www.femmescanadagoose.com Although I would hesitate to say I have a style of any sort, if I did, I suppose it would be some variation of natural, classic or casual.
FIDM education no matter what major you chose like Fashion, Beauty Industry Management or Business Mangement really does prepare you to succeed in the world of fashion/design business. It will also indicate if you will prefer working on your own or if you want to work for anyone else.. Silk scarves can perfectly complement an evening gown, a pair of jeans and are ideal for different weather conditions. [url=http://www.promkleidde.com/]Chiffon Prom Kleid[/url]

CASA DE FIFIA disse...

bom dia Zi
esse post è quase uma poesia, uma poesia quieta, sossegada, de pessoa serena, que fala de sentimentos bons, de coisa que esta se perdendo, como a amizade, os bons sentimentos, coisa que muito não tem tempo, ou vontade de cultivar.
è sim essa casinha cresceu,e nos inspirou a amar, e amar nossas casinhas, atè mesmo quando são provisorias .

bacione

Executiva de Panela disse...

Zi, que seu novo lar seja repleto de amor e paz. Com tanta sensibilidade e bom gosto, certamente será uma nova charmosissima e aconchegante Casa da Zi. Acompanharemos de perto o progresso... sempre com poesia! Beijos! Paula